Ben 10 em Portugal

Rafael Correia

Técnico
Registo
11 Abr 2022
Respostas
56
Pontuação de Reações
28
Pontos
18
Olá.
Criei este tópico para falar sobre um aspeto relacionado a Ben 10 e a relação da franquia com Portugal que sempre que incomodou.


Porque é que Ben 10 Ultimate Alien não tem dobragem portuguesa???


Como fã da franquia tendo visto todas as primeiras 4 séries, acho estúpido termos tido versão portuguesa de Ben 10 original; Alien Force e Omniverse, e no entanto o Ultimate Alien ficou ali esquecido.

Compreendo que provavelmente isso se deve ao Cartoon Network na época não ter uma ``versão portuguesa´´, disponibilizando apenas, pelo que entendi após a minha séria e fidedigna pesquisa na wikipédia, uma espécie de verão europeia geral, usada em todos os países que não tinham o próprio canal.

Mas ainda assim, é um bocado estranho, se pensarmos que, de alguma forma a SIC conseguiu os direitos de exibição da série original e do Alien Force, com dobragem e cagou no Ultimate Alien.

A minha teoria é que uma vez que Ben 10 Alien Force foi dobrado por volta de 2010, mesma altura em que começou o Ultimate Alien, talvez após terminarem o AF, o UA ainda estava no ar.
E não queriam, ou não lhes foi permitido, que passassem o Ultimate Alien na SIC pois poderia gerar concorrência com o Cartoon Network. (minha teoria, pode não ter nada a ver; se calhar o UA até já não era exibido no Cartoon)

Outra possibilidade seria que quando surgiu o interesse por trazer Ultimate Alien para Portugal, o Cartoon Network já tinha versão portuguesa e até já daria Ben 10 Omniverse.
Não consegui encontrar informação sobre quando Ben 10 Alien Force terminou de ser exibido, ou de quando todos os seus episódios foram exibidos pelo menos uma vez, mas vi que tanto o Cartoon Network Portugal, quanto Ben 10 Omniverse, coemçaram em 2013. Seria neste caso 3 anos após começar Alien Force na SIC.
Sinceramente, não tenho noção se 3 anos é muito ou pouco para completar a exibição da série e se fazia sentido o interesse pelo Ultimate Alien ou não; então esta teoria se calhar não faz sentido.

De qualquer forma, só tenho pena de não haver versão portuguesa de uma série de uma franquia que eu gosto, especialmente tendo em conta que as outras séries tiveram.

Já agora, acho que também não houve versão portuguesa dos filmes live-action mas sinceramente isso não é alo que me incomode muito.😋



Só para terminar, queria também exclarecer uma dúvida para quem souber responder:
Nenhuma série de Ben 10 do original ao Omniverse encontra-se no HBO certo?
Porque sei que há o reboot, então acho um bocado marado não colocarem as outras séries, nem que fosse legendado.
 
Top Bottom